Barragem Vale do Gaio


Aproveitei o primeiro domingo do ano e fui percorrer a estrada N5 desde o seu início que fica localizado no centro do Montijo e vai até à Barragem de Vale do Gaio. Possivelmente esta estrada, antes da construção da barragem, ligaria o Montijo ao Alentejo mais profundo mas por ordens do progresso do país neste momento a estrada mergulha na profundidade das águas calmas da barragem.
A barragem de Vale do Gaio ou barragem Trigo de Morais localiza-se no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal. Situa-se no rio Xarrama. A barragem foi projectada em 1936 e entrou em funcionamento em 1949.


Com uma bacia hidrográfica que se estende por 509 quilómetros quadrados, a barragem Engenheiro Trigo de Morais, mais conhecida por barragem de Vale do Gaio, entrou em funcionamento em 1949. Localizada próxima do Torrão, na linha de água do rio Xarrama, a construção foi selecionada pela Ordem dos Engenheiros para integrar o livro "100 Obras de Engenharia Civil no Século XX", que tem como objetivo apresentar à sociedade obras que tenham contribuído para o desenvolvimento de Portugal e para reforçar o papel da Engenharia Portuguesa no mundo. 



Rodeada de belas áreas verdes, a barragem de Vale do Gaio é um local ideal para a prática desportiva e de atividades náuticas (pesca e canoagem), para um simples passeio ao ar livre ou para usufruir de alguns dias de descanso no hotel ali situado. 


Mais uma vez as estradas nacionais levam-nos a descobrir recantos lindos do nosso Portugal, foi uma agradável surpresa esta N5 e o local onde me levou. 


A barragem de Vale do Gaio fica no km 86 da estrada nacional 5, o marco kilométrico que está na fotografia em cima é o último antes de entrarmos no paredão da barragem. Ao longo da minha viagem, reparei que os marcos kilométricos da N5 estão todos muito bem conservados, é de salientar este pormenor.



 Parabéns às estradas de Portugal, penso que seja esta entidade que trata dos marcos ao longo das nossas estradas nacionais.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Voando na Estrada