Cristo Rei






Um dos monumentos mais conhecidos da capital do nosso país, não fica na capital 
mas sim na cidade da outra margem, Almada. Nesta cidade fica o famoso Santuário Nacional do Cristo Rei. Como resido no concelho de Almada, peguei na Toura (mota) e aproveitando uma manhã de domingo, fui até ao ponto mais alto da cidade de Almada, desta vez não subi até ao alto do Cristo Rei mas fiquei na sua base a ver a linda paisagem que dali conseguimos observar dos mais diversos ângulos.






O Santuário Nacional de Cristo Rei situa-se a uma altitude de 133 metros acima do nível do rio Tejo, é constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, e no topo fica situado o Cristo Rei de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, a estátua com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa. O conjunto, incluindo o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura. Este monumento é o melhor miradouro com vista para a cidade de Lisboa, oferecendo uma ampla vista sobre a capital e sobre a Ponte 25 de Abril. 

É uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura.
A estátua do Cristo Rei, existente no Rio de Janeiro, no Brasil, inspirou, em 1934, durante uma visita àquela cidade, o Cardeal-Patriarca de Lisboa de então, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, a construir um monumento semelhante em Lisboa. Em 1936, transmitiu esta ideia ao Movimento do Apostolado da Oração, com uma recepção entusiástica. Seguiu-se a sensibilização de todos os bispos do país, tendo sido obtida a proclamação oficial do desígnio no ano seguinte, na Pastoral Colectiva da Quaresma. O monumento a Cristo Rei foi também edificado em cumprimento de um voto formulado pelo episcopado português reunido em Fátima a 20 de Abril de 1940, pedindo a Deus que livrasse Portugal de participar na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Conselho Salazar, não quis violar a velha amizade com o Reino Unido, que data do século XIV, e preferiu manter a neutralidade, não tendo Portugal participado na referida guerra.



A primeira pedra da construção do monumento foi lançada em 18 de Dezembro de 1949, após o fim da guerra. Foi inaugurado a 17 de Maio de 1959, na presença dos cardeais do Rio de Janeiro, de Lourenço Marques e de cerca de 300 mil pessoas, entre autoridades oficiais e cidadãos anónimos. O Papa João XXIII não esteve presente na cerimónia, mas enviou uma mensagem via rádio, que foi então transmitida. Na altura, o Cardeal Cerejeira afirmou que o monumento seria sempre um sinal de gratidão pelo dom da paz.

A 25 de Abril de 1974, aqui ocuparam posições as tropas revoltosas da Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, com o objetivo de condicionar qualquer atividade das forças da Marinha fiéis ao regime, contra os revoltosos no Terreiro do Paço, o que se veio a verificar com a Fragata Gago Coutinho, não sendo porém necessário, recorrer às armas.
Não deixem de visitar este monumento, mesmo que não subam vale a pena vir a este local e desfrutar da magnífica visão sobre a nossa capital. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Voando na Estrada