Catedral da Sagrada Família


No fim de semana do grande prémio da Catalunha, aproveitem que estava em Barcelona, e fui mais uma vez visitar a Catedral da Sagrada Família. A obra continua, a sua conclusão está prevista para 2026, será ??


O propósito de construir a catedral dedicada à Sagrada Família nuns terrenos do Eixample barcelonês foi do livreiro Josep Maria Bocabella, tratou de fundar a Associação de Devotos de São José. Para isso foi adquirido um quarteirão inteiro do Eixample num lugar conhecido como El Poblet, perto do Camp de l'Arpa, em Sant Martí de Provençals, entre as ruas Provença, Maiorca, Marina e Sardenya.


O projeto foi entregue em primeiro lugar a Francisco de Paula del Villar y Lozano, que propôs um conjunto neogótico, recusando a sugestão de Bocabella de fazer uma réplica do Santuário da Santa Casa de Loreto. O projeto de Villar consistia numa igreja de três naves, com os elementos típicos do gótico, como os vitrais alveolados, os contrafortes exteriores e um alto campanário em forma de agulha. A primeira pedra foi colocada a 19 de março de 1882, dia de São José, com a presença do então bispo de Barcelona José María Urquinaona. Gaudí assistiu à cerimônia, já que tinha trabalhado como ajudante de Villar em vários projetos. As obras não se iniciaram até 25 de agosto de 1883.

Em 1883, Villar renunciou por desavenças com Joan Martorell, arquiteto assessor de Bocabella. O projeto foi oferecido ao próprio Martorell mas, ao recusar, este foi oferecido a um jovem Gaudí de 31 anos. Gaudí fora ajudante de Martorell em várias construções, fato que motivara a recomendação de Gaudí, que ainda não executara grandes obras. Ao encarregar-se Gaudí do projeto, modificou-o por inteiro, salvo a parte já construída da cripta, imprimindo-lhe o seu estilo peculiar. Durante os remanescentes 43 anos da sua vida trabalhou intensamente na obra, os últimos 15 anos de forma exclusiva. Esta dedicação tão intensa tem a sua explicação, para além da magnitude da obra, pela circunstância de Gaudí definir muitos aspetos à medida que a construção avançava, em lugar de os ter concretizado previamente nos seus planos e instruções. Por isso a sua presença pessoal na obra era de grande importância.


Durante a vida de Gaudí somente foi feita a fachada da Natividade, com escultura de Carles Mani, Llorenç Matamala e Joan Matamala, contando com os desenhos de Ricard Opisso; Gaudí apenas chegou a ver coroada a torre de São Barnabé antes do seu falecimento. À morte de Gaudí encarregou-se das obras o seu ajudante Domènec Sugrañes, durante os anos 1926-1936, acabando as três torres que ficavam na fachada da Natividade.





Durante a Guerra Civil Espanhola ficou destruída na sua maior parte a oficina na qual Gaudí trabalhara, e onde se encontravam os seus croquis, maquetes e modelos. Por esta causa e pela particular maneira de trabalhar Gaudí, não ficaram planos nem diretrizes a respeito de como devia terminar-se o templo. Portanto, quando em 1944 prosseguiu a construção da Sagrada Família, teve de definir-se em primeiro lugar como devia proceder-se, para edificar o templo da forma mais fiel aos princípios de Gaudí.


À frente desta gigantesca tarefa estiveram os arquitetos Francesc Quintana, Isidre Puig i Boada e Lluís Bonet i Garí, enquanto da obra escultórica se encarregou Jaume Busquets. Posteriormente, quando se construiu a fachada da Paixão, o conjunto principal das figuras escultóricas foi encarregado a Josep Maria Subirachs. As obras deste último originaram certa polêmica, devido a ter criado esculturas totalmente contemporâneas afastadas do estilo realista que Gaudí incluiu na fachada da Natividade. O escultor japonês Etsuro Sotoo colaborou em algumas esculturas da fachada da Natividade. Desde 1987 que as obras estão sob a direção do arquiteto Jordi Bonet i Armengol.

Uma das coisas que mais me surpreendeu na nave principal é o Cristo suspenso sobre o altar, é lindo ...



Gaudí concebeu um templo de grande verticalidade, para que fosse visível a partir de qualquer ponto de Barcelona e se destacasse sobre a mancha de edifícios. Para isso dotou o Templo da Sagrada Família com 18 torres, 12 dos apóstolos, 4 dos evangelistas, e as torres dos zimbórios dedicados a Jesus e à Virgem Maria. Têm diferente altura, em senso ascendente: as torres da Natividade exteriores têm 98 m e as centrais 107 m; as da Paixão exteriores têm 107 m e as centrais 112 m; as da Glória erguem-se a 118 me; a torre da Virgem, 120 m; as dos evangelistas, 125 m, e a de Jesus, 170 m. As torres são uma das propostas mais inovadoras de Gaudí: cônicas e circulares, sobressaem apontadas sobre os portais, estreitando-se com a altura. Projetadas com uma torção parabólica, conferem uma tendência ascendente a todas as fachadas, sendo favorecidas por múltiplas janelas que as perfuram seguindo formas espirais.

Gaudí concebeu a Sagrada Família como se fosse a estrutura de uma floresta, com um conjunto de colunas arborescentes divididas em diversos ramos para sustentar uma estrutura de abóbadas entrelaçados. Inclinou as colunas para receberem melhor as pressões perpendiculares à sua seção; aliás, deu-lhes forma helicoidal de duplo giro, como nos ramos e troncos das árvores. Pelo conjunto de elementos aplicados nas colunas - inclinação, forma helicoidal, ramificação em várias colunas menores, conseguiu uma simples forma de suportar o peso das abóbadas sem necessidade de contrafortes exteriores


Gaudí desenhou uma planta em cruz latina com o altar-mor sobre a cripta, rodeado de sete capelas absidais; frente ao altar, um cruzeiro de três naves, com os portais da Natividade e a Paixão; em senso longitudinal o corpo central, de cinco naves, com o Portal da Glória. A planta tem umas dimensões de 110 x 80 metros; a zona edificada terá uma superfície total de 4500 m2. Sua capacidade será de 14 000 pessoas.


Será que da próxima vez que visitar Barcelona a catedral já estará concluída ? A ver vamos, uma coisa é certa quando se visita a cidade condal temos que visitar a grande obra de Gaudí. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Voando na Estrada