Convento Dominicano/ Ermida Nossa Senhora das Neves


Aproveitei um domingo em que o sol nos brindava com os primeiros dias quentes e fui até à serra de Montejunto. Nunca tinha subido esta serra embora tenha passado muitas vezes no seu sopé, digo-vos que fiquei surpreendido com as paisagens e com os monumentos lá existentes.  O convento dominicano e a ermida de Nossa Senhora das Neves. O local onde estão estes dois monumentos chama-se, Varanda da Estremadura, dizem que quando o céu está limpo e sendo um dia de grande visibilidade, dali consegue-se avistar a norte a Nazaré e a sul a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. Não tive essa sorte.





E é no cume da Serra de Montejunto, na Varanda da Estremadura que está localizado o convento da Ordem de São Domingos em Portugal e mesmo ao lado a ermida de Nossa Senhora das Neves.



O Convento Dominicano inicialmente construído no século XIII, mais propriamente no ano de 1218 pouco tempo depois da chegada ao nosso país de Frei Soeiro Gomes, instituídos da ordem de Portugal e depois no século XVIII, regressam os monges e reedificam o Convento sobre as ruínas do inicial. As ruínas que se encontram atualmente são realmente do século XVIII, não deixando, contudo, de ser um monumento grandioso que vale a pena visitar. 


Uma janela do convento

O seu interior bastante degradado










Junto ao Convento consegue-se descobrir também uma calçada muito antiga, chamada de Calçada dos Frades. Esta calçada pode-se ver em alguns pontos da serra, foi construida no século XVIII para servir a construção e o uso do convento e da ermida de Nossa Senhora das Neves. Por esta calçada através de carroças puxadas por animais, transitaram os materiais de construção necessários , como pedras, cantarias, tijolos, telhas e os materiais decorativos. Os abastecimentos para os trabalhadores e depois para o uso diário dos frades dominicanos que passaram a viver no convento. A Calçada dos Frades serviu também os romeiros à ermida de Nossa Senhora das Neves, tendo caído em desuso com a abertura da estrada alcatroada.

A Ermida de Nossa Senhora das Neves, é local de romaria pelo menos desde os tempos medievais. Não se sabe ao certo quando é que foi a sua construção, sabe-se apenas que é anterior à construção do primeiro convento Dominicano, construído no século XIII.




Esta Ermida é muito simples no seu interior segundo me disseram, pois quando lá estive, não foi possível ver porque estava fechada, possui apenas uma imagem de Nossa Senhora das Neves do século XVI. Existe também um painel de azulejos na nave lateral alusivo à história da ordem dos dominicanos. Junto ao altar mor, encontra-se uma campa rasa com a seguinte inscrição: "Aqui jaz Belchior A Nunes mosso da camara de Dom Duarte".
No meu ponto de vista a sua maior riqueza é o enquadramento geográfico. Anualmente a 5 de Agosto, realiza-se uma romaria a esta Ermida.

Fui surpreendido pela serra do Montejunto, não deixem de visitar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Voando na Estrada