Toulouse - Mónaco - Génova - Pisa
Dia 3
Dia 4
A primeira igreja neste local foi fundada entre os séculos V e VI e era dedicada a São Sírio, bispo de Génova. Sobre esta foi erguida outra igreja, mais tarde reconstruída em estilo românico e dedicada a São Lourenço. Foi consagrada pelo papa Gelásio II em 1118. Destruída pelo fogo em 1296, foi em parte restaurada e em parte reformada, tendo sido terminada em 1312. Ao longo dos séculos XIV e XV recebeu outras decorações internas e em 1550 sua cobertura, o piso, a cúpula e a abside foram reformadas por Galeazzo Alessi. As obras terminaram no século XVII, e entre 1894 e 1900 as estruturas medievais remanescentes foram recuperadas.
Saí da catedral e continuei pela rua acima, ainda havia pouca gente na rua, tudo estava calmo, os comerciantes começavam a preparar as suas lojas, chego a um largo e vejo uma igreja relativamente simples por fora. Em Itália se estiverem ao pé de uma igreja não hesitem, e entrem.
Uma das praças laterais desta igreja fica a praça Raffaelle de Ferrari, uma praça muito elegante e com edifícios destintos.
A Torre de Pisa é um campanário da catedral de Pisa. Está situada atrás da catedral e é, a terceira mais antiga estrutura na praça depois da catedral e do baptistério.
Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste. A torre tem uma altura de 56,7 metros na parte mais alta.
A Torre de Pisa é uma obra de arte em mármore branco, realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos. A construção do primeiro andar começou no dia 9 de Agosto de 1173, um período de sucesso militar e prosperidade. O primeiro andar é uma arcada "cega" articulada por colunas clássicas coroadas com capitéis coríntios.
A torre começou a inclinar-se após a progressão de construção para o terceiro andar em 1178. Isto deveu-se a uma fundação de meros três metros sobre um subsolo fraco e instável, um projecto que falhou desde o início. A construção foi posteriormente paralisada por quase um século, porque o Pisanos estavam continuamente envolvidos em batalhas com Génova, Lucca e Florença. Este tempo permitiu ao solo subjacente ajustar-se. Caso contrário, a torre de Pisa quase certamente teria sido derrubada. Em 1198 os relógios foram temporariamente colocados no terceiro andar da construção inacabada. Em 1272 a construção foi reiniciada num esforço para compensar a inclinação, os engenheiros construíram andares com um lado mais alto do que o outro. Isso fez a torre começar a inclinar-se em outra direção. Devido a isso, a torre é realmente curva. A construção foi interrompida novamente em 1284, quando os Pisanos foram derrotados pelos Genoveses. O sétimo andar foi concluído em 1319. A sino-câmara acabou por não ser adicionada até meados de 1372. A torre tem sete sinos, um para cada nota da escala musical. O maior deles foi instalado em 1655.
Depois de uma fase de reforço estrutural (entre 1990 e 2001) a torre está atualmente em fase de restauração gradual da superfície, a fim de reparar os danos visuais, devido principalmente à corrosão e escurecimento. Estes são particularmente, os pontos mais problemáticos, devido à idade da torre e à sua particular exposição ao vento e à chuva.
É muito engraçado ver as pessoas a colocarem-se em certas posições como se tivessem a segurar a torre nas fotografias.
A torre é fotogénica de todos os ângulos, é uma construção digna para a época e depois com o pormenor da inclinação tornando-a única, como um erro de calculo pode se tornar uma obra de arte.
Deixemos a torre e vamos até à catedral.
A catedral foi idealizada pelo arquiteto de origem grega Buscheto, numa época em que a cidade era uma republica independente e uma das potências italianas. A construção iniciou em 1064, sobre a catedral pré-existente datada de 1006. Com o esgotamento do orçamento previsto, em 1095 as obras foram paralisadas; contudo, continuaram em virtude de uma doação do imperador bizantino. A consagração do edifício foi realizada em 1118 pelo papa Gelásio II.
Pouco tempo depois a planta foi ampliada pelo arquiteto Rainaldo, que desenhou a atual fachada. realizada sob a supervisão dos escultores Guglielmo e Biduino. Em 1595 a catedral sofreu um incendio, sendo em seguida restaurada e reformada, recebendo suas portas de bronze. A partir de 1700 o interior do templo começou a ser redecorado com novas pinturas e relevos, financiados por uma associação de cidadãos pisanos. No século XIX as esculturas originais da fachada foram removidas para o Museo dell'Opera del Duomo e substituídas por réplicas.
Durante a segunda guerra mundial, as tropas brasileiras durante uma missa na catedral com a imagem de Nossa Senhora da Aprecida, cantavam o hino brasileiro quando começou um forte bombardeamento aéreo das forças alemãs. O evento tornou-se conhecido pelo facto que os soldados se recusaram a interromper o hino nacional mesmo diante das explosões e continuaram a cantar até ao final.
Mesmo em frente à Catedral está o Baptistério
Sua construção foi iniciada em 1152, sobre uma estrutura mais antiga. Coberto por uma cúpula de 54,86 m de altura e uma circunferência de 107,24m, sendo a maior construção do seu género em toda a Itália. O estilo mostra a transição entre o românico e o gótico. Seu portal tem decorações em relevo mas seu interior é quase desprovido de ornamentos, salvo uma fonte octogonal, que possui uma estátua de São João Batista. A acústica do Baptistério é especialmente curiosa, gerando ecos que se prolongam por vários segundos.
E deixei o baptistério, a catedral e a torre para trás e segui até Florença, terra do pintor / escultor Miguel Ângelo
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