Nascente da Pocinha



A nascente da Pocinha, é uma nascente de água doce que fica mesmo sobre o mar, o que a torna desde já diferente de todas as outras. 
Já andava a algum tempo para voltar aquela fonte, em tempos passados tinha eu os meus 10 / 11 anos os meus pais foram recomendados por uma senhora a irem a esta fonte devido a umas manchas que me apareciam na cara, e verdade seja dita as minhas manchas desapareciam passado pouco tempo de me lavar com aquela água. E voltei lá para ver como estava a fonte e para tentar novamente tirar as manchas que teimam em aparecer no verão. 


Localizada na base da colina de Santana, do lado oposto da praia de São Martinho do Porto e a 50 metros das ruínas do forte do século XVI, situa-se a nascente de Salir do Porto ou da Pocinha.
Esta fonte de água doce, acessível apenas em dias de maré baixa, tornou-se muito popular nos anos 40 pelas suas propriedades preventivas na prevenção de dermatoses, reumatismo e dispepsias ácidas, atraindo muitos veraneantes que se deslocavam ao local para se banharem nas suas águas terapêuticas, represadas nas poças das rochas, daí o nome fonte da Pocinha  e para a beberem, chegando a ser comercializada em cafés de Salir do Porto. Com uma popularidade crescente, em 1940, foi proposta a sua captação através da construção de câmaras que não descessem abaixo do nível da baixa-mar, abrindo-se depois galerias, seguindo as falhas transversais da colina de Santana e a construção de umas termas. Obras que chegaram a ser executadas na altura, com a construção de um muro de proteção formando uma planta retangular e uma escada interior de cinco degraus de acesso à captação que, na sua parte visível, consiste num grande tubo metálico de onde a água jorra em grande caudal. 



Quanto à estância termal, nunca avançou, tendo as várias tentativas de exploração fracassado sempre, talvez pelo custo elevado e pela sua difícil acessibilidade, situação que se prolongou pelo tempo fora, mantendo-se a sua utilização nos mesmos moldes que nos anos 40.
Atualmente a nascente de Salir do Porto permanece um tesouro inexplorado, resistindo ao tempo e à romagem dos veraneantes que, por curiosidade ou por benefícios, a visitam e experimentam as suas águas.




Junto à fonte as ruínas da antiga Alfândega que estão situadas nos limites da praia de Salir são um valioso testemunho do importante passado histórico que Salir viveu. Aqui funcionou uma Alfândega que servia todo o concelho e na qual eram reparados e construídos barcos, com madeiras provenientes do Pinhal de Leiria. Rezam as lendas que aqui terão sido construídos alguns dos barcos que participaram na Campanha das Índias de Vasco da Gamae onde foi construída e abençoada a Nau São Gabriel. Hoje só estão de pé as velhas paredes, cada vez mais ameaçadas pela erosão causada pela água.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Voando na Estrada