Gibraltar





Aproveitei o fim de semana de Grande Prémio de Moto GP em Jerez de L´Frontera e fui com mais dois amigos e suas respectivas esposas, dar uma passeio até Gibraltar.
A região de Gibraltar tem os seus primeiros sinais de ocupação humana datados entre 128 mil e 34 mil anos antes de Cristo, inclusive com a presença dos extintos homens neandertais. Ao longo da História, outros povos habitaram o local: cartagineses, romanos, vândalos, muçulmanos e espanhóis. Em 1462, os espanhóis (de religião católica) expulsaram os muçulmanos num episódio de reconquista territorial. Atualmente, o brasão e a bandeira evocam o antigo reino de Castela. Uma força anglo-neerlandesa liderada por Sir George Rooke apoderou-se de Gibraltar em 1704. O território foi cedido à Grã-Bretanha pela Espanha no Tratado de Utrecht em 1713, como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola. Nesse tratado, Espanha cedeu à Inglaterra "... a total propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, junto com o porto, fortificações e fortes para sempre, sem qualquer excepção ou impedimento.
Apesar de tudo, o tratado de cessão estipula que nenhum comércio por terra entre Gibraltar e a Espanha deve ocorrer, excepto para provisões em caso de emergência se Gibraltar não conseguir ser abastecida por mar. Uma condição especial nesse tratado é que "nenhuma permissão deve ser dada sob qualquer pretexto, tanto a judeus quanto a mouros, para morarem ou terem residência na dita cidade de Gibraltar". Esta restrição foi rapidamente ignorada, e por muitos anos tanto judeus quanto árabes moraram pacificamente em Gibraltar. Numa cláusula de reversão, se a coroa britânica quiser abandonar Gibraltar, deve oferece-la primeiro à Espanha.
Nos tempos de Franco, as fronteiras do "Rochedo" estiveram encerradas, dificultando a vida aos seus 30 mil habitantes. A passagem de pessoas e bens voltou a ser possível em 1985.
Num referendo de 1967, a população de Gibraltar ignorou a pressão espanhola e votou maciçamente por permanecer uma dependência britânica. Mais recentemente, num segundo referendo que ocorreu em Novembro de 2002, 99% dos votantes rejeitaram qualquer proposta de partilha de soberania entre o Reino Unido e a Espanha. No entanto, os gibraltinos têm buscado um status mais avançado e um relacionamento com o Reino Unido que reflicta o presente nível de auto-governo. Uma nova constituição para o território foi submetida a aprovação.
Em Julho de 2009 o ministro dos Negócios Estrangeiros de Madrid, Miguel Ángel Moratinos, fez uma visita histórica a Gibraltar, a primeira vez em 300 anos que um ministro espanhol visitou o "Rochedo", não deixando, contudo, de reclamar a soberania de Espanha.
Gibraltar é uma pequena península localizada no sul da Península Ibérica, com uma superfície de 6.5 km², limitada a norte por uma estreita fronteira terrestre com Espanha e, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Algeciras, com 12 km de linha de costa.
O seu aspecto é de um promontório com 426 m de altitude e o seu clima é mediterrânico, com Invernos suaves e Verões quentes.
Adicionar legenda
Quando visitarem Gibraltar não deixem de ir às grutas de São Miguel, ao forte, observar Ceuta e Marrocos no miradouro do Hércules, segundo a mitologia grega, Hércules terá aberto o estreito de Gibraltar com os ombros e passear pelas ruas do centro de Gibraltar. Tenham cuidado porque ao saírem ou entrarem em Gibraltar, pode um avião atravessar o vosso caminho, é que o aeroporto atravessa a avenida que dá acesso a Gibraltar.
Miradouro de Hércules



Interior das grutas de São Miguel



Macacos de Gibraltar



Os interiores do forte


O aeroporto ao fundo a atravessar a avenida principal de Gibraltar, visto do forte 

África à vista !!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Voando na Estrada