Metéora - Grécia

 



Quem visita a Grécia não pode deixar de visitar Metéora, um lugar diferente de tudo o que se possa imaginar, e a ideia de fazer mosteiros no alto de uns montes para se defenderem e estarem mais isolados para a oração, torna tudo isto mais fascinante ainda. 


Metéora significa “suspenso no ar” em grego. Estamos a falar de um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, superado apenas pelo Monte Atos, também na Grécia. Quanto aos mosteiros, para entendermos melhor a sua construção, recuamos ao século XIV, quando um grupo de monges decidiu fazer daqueles penhascos o seu esconderijo. Os seus principais objetivos eram o isolamento e a segurança, pois precisavam de se defender da crescente invasão turca em território grego, invasão essa que se arrastaria por quatro séculos. O primeiro dos vinte e quatro mosteiros demorou cerca de dezassete anos a ser construído, dando início a este lugar histórico.


As únicas formas de chegar aos mosteiros era através de uma difícil escalada pelas rochas, escadas de corda suspensas ou um transporte num cesto içado pelos monges. As primeiras escadarias de acesso a estes mosteiros só foram construídas em 1920. Os mosteiros proporcionavam não só o local ideal para uma vida de reflexão e elevação espiritual como também um lugar seguro da perseguição religiosa. Sob ameaça, os religiosos fizeram dos mosteiros quase inacessíveis a sua fortaleza.
Após os tempos de perseguição, os mosteiros mantiveram-se ativos como comunidade religiosa.


Durante o século XVI, todos os vinte e quatro mosteiros estavam em atividade. Atualmente, apenas seis estão ativos, mantidos em funcionamento por vinte monges e quatro freiras. Um dos principais motivos para o encerramento da maioria dos mosteiros foi o inevitável aumento do interesse turístico, o que naturalmente, vai contra o ideal de isolamento da vida monástica.



Os seis mosteiros em funcionamento são os de Roussanou (Santa Bárbara) e Agios Stefanos (Santo Estêvão), administrado por monjas, e os mosteiros Megálos Metéoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração), Varlaam, Ágia Tríada (Santíssima Trindade) e São Nicolau Anapausas. Todos estão abertos à visitação turística.


Os restantes mosteiros foram sendo abandonados ao longo dos tempos e permanecem apenas como memória viva e visual de uma história impressionante de fé e sobrevivência. Metéora merece uma visita não só pela sua beleza exterior mas também pela sua arquitetura que desafia as leis da natureza e também pelo interior dos mosteiros.




A viagem até o topo dos rochedos é uma experiência incrível por si só. No caminho, basta levantar os olhos para o céu para observar o complexo de rochedos que se erguem por entre as florestas de pinheiros e faias. A caminho de Metéora, as ruas sobem para os mosteiros, por entre rochedos e arvoredos habitados por lobos, falcões, águias, entre outros animais selvagens.

No sopé destes rochedos fica a cidade de Kalambaka, onde poderemos descansar e passar a noite para recuperar as forças depois de visitar os mosteiros. 



Metéora um lugar incrível e diferente de tudo ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Voando na Estrada